CDP – Consultoria em Direito Público RS

Imposto de Renda. Retenção na Fonte. Apropriação. Município. Alteração. Receita Federal. Parecer. Transferência para União. Impossibilidade. Ação Judicial. Procedência Favorável Municípios.


Esta matéria tem sido tratada desde o final de 2015, tendo em vista a pretensão da Receita Federal do Brasil em apropriar-se de rendas provenientes do imposto de renda retido na fonte (IRRF), destinado constitucionalmente aos Estados, Distrito Federal, Municípios, suas autarquias e fundações, buscando incorporar tais valores ao patrimônio da União.

A tentativa da RFB tem como base uma tese jurídica criada pela denominada ‘Solução de Consulta 166/2015’, nome pomposo que apresenta uma série de conjecturas acerca da possibilidade de agregar aos ganhos da União, os valores resultantes do IRRF sobre contratos firmados pelos Municípios, suas autarquias e fundações, que não sejam diretamente vinculados à folha de pagamento própria.

O parecer trata da impossibilidade desta apropriação e das medidas cabíveis ao município para não recolher tais montantes.

Clique aqui e faça o download do parecer na íntegra.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá, seja bem-vindo(a)!
Como podemos ajudar?