Notícias

Arroio do Meio apresenta novo roteiro turístico aos prefeitos

30/10/2018 | Fonte: AMVAT | Acessos: 693

O roteiro turístico "Entre Vales e Arroios", de Arroio do Meio, será lançado oficialmente em novembro, durante a Expovale. Mas já foi apresentado aos prefeitos da região durante assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), realizada no dia 26 de outubro, no Distrito de Forqueta, onde foi realizada a II Feira Agrícola de Arroio do Meio. O roteiro integra 11 empreendedores, incluindo gastronomia, hotelaria, agroecologia, espaços de lazer, esportes radicais e artesanato. A ideia do novo roteiro no município surgiu nos encontros do Conversando sobre Turismo, grupo formado por representantes do poder público, empreendedores e entusiastas do ramo, que se reúnem mensalmente na Casa do Museu. Nestas ocasiões debatem programações e decorações para a área central da cidade, além de outras iniciativas para fomento do setor.
A assembleia foi dirigida pelo 1º vice-presidente da Amvat, prefeito de Teutônia Jonatan Brönstrup. Ele recebeu, de Márcia Ferrari, integrante do grupo Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari, carta aprovada em 17 de outubro na qual é solicitado apoio dos municípios para esta prática. Brönstrup manifestou apoio às iniciativas e informou que o documento será encaminhado aos municípios para que analisem formas de incentivar.
Sinaflor
Também foi apresentada Carta Aberta do Conselho dos Dirigentes Municipais do Meio Ambiente (Condimma), que relatam dificuldades na operacionalização, pelos municípios, do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), implantado pelo Ibama e pelo qual todas as autorizações para supressão de mata nativa devem ser feitas. Diante da situação, as prefeituras estão mantendo somente os licenciamentos florestais fora do Sinaflor para as modalidades de Corte de Vegetação Nativa Secundária em Estágio Inicial de Regeneração do Bioma da Mata Atlântica, para produtores rurais que se enquadram no Programa de Agricultura Familiar, e corte de vegetação nativa, árvores isoladas que apresentem risco eminente de queda com danos a integridade física das pessoas e ao patrimônio.
Os prefeitos aprovaram ainda, por unanimidade, a transferência de R$ 106 mil, do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa VRT) para a realização de 320 cirurgias de catarata no Centro Regional de Oftalmologia de Encantado até dezembro. Segundo explicou o secretário-executivo do Consisa, Nilton Rolante, normalmente são realizadas 400 cirurgias no ano, mas agora serão 320 em dois meses, sem qualquer custo para os pacientes. Para tanto, foi feito um rateio por município, de acordo com a fila de espera e o diagnóstico já realizado. Arroio do Meio, por exemplo, poderá atender até 35 pacientes; Encantado, 45; Estrela, 15; Lajeado 40 e Teutônia, 25.

< Voltar

Envie a um amigo