Notícias

Porto de Rio Grande movimenta cerca de 27,7 milhões de toneladas de produtos até agosto

18/09/2018

Soja continua sendo o principal produto movimentado, com 10,9 milhões de toneladas e alta de 4,1% de janeiro a agosto, mas exportação de celulose também ganhou destaque, com crescimento de 38%.

Cerca de 27,7 milhões de toneladas de cargas passaram pelo Porto de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, de janeiro a agosto deste ano, segundo a Superintendência do Porto do Rio Grande. O montante representa crescimento de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

A soja continua sendo o principal produto movimentado. As 10,9 milhões de toneladas escoadas representam alta de 4,1% no período analisado. O farelo teve crescimento de 28,4%, totalizando 1,6 milhão de toneladas, enquanto o grão ultrapassou 9,1 milhões de toneladas. O desembarque de cevada teve alta de 181%, saltando de 34 mil para 95 mil toneladas.

Porém, a exportação de celulose também ganhou destaque. Foram enviadas para o exterior 2,1 milhões de toneladas, aumento de 38% em relação ao ano passado. O número puxou a alta de 10,3% registrada no envio de carga geral, que totalizou 8,1 milhões de toneladas.

"A movimentação de celulose, que foi uma operação fortalecida desde 2015 com o projeto da Celulose Riograndense, nos mostra o potencial hidroviário e a capacidade técnica do porto", afirma o diretor superintendente do porto, Janir Branco.

O principal destino dos produtos exportados continua sendo a China, que recebe 59,2% da exportação a partir do Porto de Rio Grande. Os outros quatro principais destinos são Eslovênia, Espanha, Coreia do Sul e Estados Unidos. Já a importação pelo complexo portuário tem como origem, principalmente, Argentina, Argélia, Estados Unidos, Marrocos e China.

< Voltar

Envie a um amigo