Notícias

Farroupilha é a 31ª cidade do RS a contar com a Patrulha Maria da Penha

18/09/2018 | Fonte: G1 | Acessos: 823

Iniciativa da Brigada Militar busca trazer mais segurança a mulheres vítimas de violência doméstica. Atualmente, 298 medidas protetivas estão ativas no município.

A Brigada Militar da cidade de Farroupilha, na Serra gaúcha, agora conta com uma Patrulha Maria da Penha. A equipe, que possui quatro policiais militares capacitados para lidar com situações de violência contra a mulher, começou a atuar na quinta-feira (13). O município é o 31º do Rio Grande do Sul a conseguir implementar a ação conforme a BM.

O objetivo da Patrulha é fazer visitas semanais às casas de vítimas de violência que possuem medidas protetivas para tentar garantir a segurança dessa mulheres, prevenindo novas agressões. Os casos mais graves são selecionados pela Justiça e encaminhados à Brigada Militar, que fará o acompanhamento dessas vítimas.

Já no primeiro dia, três mulheres foram visitadas em Farroupilha. De acordo com major Juliano Amaral, comandante do 36º BPM, outros 30 casos estão sendo analisados pela Vara de Execuções Criminais (VEC) e devem ser encaminhados nos próximos dias. No total, conforme dados da VEC, 298 medidas protetivas estão correndo no município.

"São 10 visitas para cada vítima. A frequência é semanal. Se tiver um pouco mais de gravidade, volta duas ou três vezes na mesma semana", explica o major Amaral.

Durante a visita, o policial conversa com essa mulher para obter um retrato mais preciso do que se passa na residência. Depois, emite uma certidão e, no fim do mês, a Brigada Militar envia um relatório ao juiz responsável com parecer relatando o que a Patrulha constatou para que a Justiça reavalie o caso.

Ao todo, 31 municípios do estado contam com a Patrulha Maria da Penha (confira a lista completa abaixo). Farroupilha foi a última cidade a aderir. No último mês, segundo a BM, uma Patrulha foi formada para atender os municípios de Butiá, Charqueadas e São Jerônimo, na Região Centro-Sul. A intenção da BM é expandir para outros municípios, mas ainda não há previsão de qual será o próximo. Em outubro, a Patrulha Maria da Penha completa seis anos de atuação no estado.

Confira a lista de municípios atendidos pela Patrulha Maria da Penha:

Porto Alegre
Canoas
Viamão
Alvorada
Esteio
Gravataí
Cachoierinha
São Leopoldo
Novo Hamburgo
Caxias do Sul
Bento Gonçalves
Farroupilha
Passo Fundo
Erechim
Lajeado
Santa Cruz do Sul
Venâncio Aires
Santa Maria
Ijuí
Santo Ângelo
Bagé
Cruz Alta
Vacaria
Sant'Ana do Livramento
Pelotas
Rio Grande
Uruguaiana
Butiá
São Jeônimo
Santa Rosa
Charqueadas

< Voltar

Envie a um amigo