Notícias

Vinda dos venezuelanos não afetará os serviços de Canoas, garante prefeito

28/08/2018 | Fonte: Correio do Povo | Acessos: 588

Luiz Carlos Busato declarou que acolhimento é, antes de tudo, uma questão humanitária

Canoas está de braços abertos para receber os venezuelanos vindos de Roraima. Este é o recado do prefeito da cidade, Luiz Carlos Busato. Em entrevista ao programa Esfera Pública, nesta segunda-feira, Busato frisou que os 425 imigrantes, um contigente chega agora dia 6 de setembro, não irão causar nenhum transtorno na saúde e educação da cidade. " Muitos deles possuem curso superior, tem qualificações e não estão deixando seu país por mera vontade, mas por necessidade, são 400 pessoas que estão sofrendo."

Ele lembrou que o prazo estipulado para permanecerem na cidade (6 meses), talvez nem seja cumprido integralmente. "Em razão de alguns possuírem instrução, muitos outros municípios já manifestaram o interesse em contar com essa mão de obra e por isso talvez eles fiquem somente 30 ou 60 dias, masnão tem problema, caso eles gostem da cidade, permanecer por aqui".

O prefeito fez questão de frisar que a atitude do munícipio é, acima de tudo, uma questão humanitária. "Não podemos, numa situação destas dizer não aos venezuelanos. Eu, quando recebi o contato do governo federal nos consultando me lembrei dos meus antepassados que vieram da Itália e aqui foram bem acolhidos."

Busato esclareceu que Canoas não terá que desembolsar nada com hospedagem e assistência dos venezuelanos. "O governo federal foi muito claro de que não haveria nenhum gasto. Nós estamos recebendo um pouco mais de R$ 1 milhão adiantados. Este dinheiro deve estar no nosso caixa ainda esta semana". Com isso iremos chamar, dentro do nosso projeto Gerações, professores e assistentes sociais aposentados para ajudar os imigrantes a se ambientarem."

< Voltar

Envie a um amigo