Notícias

MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PAUTA ASSEMBLEIA DA AMESNE EM GUAPORÉ

15/08/2018 | Fonte: Rádio Difusora 890 | Acessos: 664

Os prefeitos da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) estiveram reunidos em Assembleia Geral, nesta sexta-feira, 10, no Auditório da Casa da Cultura, no município de Guaporé. A pauta principal foi Municipalização do Ensino Fundamental, com a presença de representantes da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) apontando aspectos referente ao assunto.

A assembleia foi comandada pelo presidente e prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, com a participação de gestores e Secretários de Educação. A municipalização seria uma alternativa especialmente para cidades menores, com pequena demanda de estudantes. Anteriormente, conforme já noticiado pela Rádio Difusora, o diretor geral da CDP – Gladimir Chiele, que presta assessoria jurídica para a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), escreveu um artigo sobre o tema.

Alguns municípios são favoráveis a medida, outros contrários, pois entendem que não é necessário neste momento. “O que estamos fazendo é observando as posições das Secretarias, tando dos municípios quanto do estado. Não é uma imposição, pois tem que ver como ficaria com professores, prédios públicos enfim, a polêmica continua, pois estamos numa fase inicial de discussão”, disse De Carli.

A secretária municipal de Educação da Prefeitura de Bento Gonçalves, Iraci Luchese Vasques, que participou da reunião com o prefeito Guilherme Pasin, entende que não é necessário. “Neste momento não, porque já resolvemos o déficit em parceria com o estado, temos atualmente 20 turmas de sessão de uso”, lembrou.

O tema voltará à pauta, especialmente para avaliação da legislação referente ao assunto, a gestão do sistema, a estrutura física e de pessoal, e as fontes de financiamento para manter a estrutura operacional etc.

< Voltar

Envie a um amigo