Notícias

Mobilização, royalties e gestão da saúde municipal pautam participação da CNM em evento na cidade de Ijuí (RS)

02/08/2018 | Fonte: CNM | Acessos: 796

As dificuldades enfrentadas pelos Municípios brasileiros com o atual modo de habilitação de programas e do insuficiente repasse de recursos financeiros para execução das ações e dos serviços em saúde foram temas da participação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) no II Encontro Estadual de Atenção Básica na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul. O evento reuniu vários prefeitos da região para discutir o trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), judicialização e subfinanciamento da Saúde.

A CNM foi representada pela consultora da Saúde, Carla Albert. Além de temas específicos do evento, a colaboradora reiterou a convocação do presidente da Confederação, Glademir Aroldi, para que os municipalistas da região participem da mobilização que vai ocorrer nos dias 7 e 8 de agosto em Brasília. A estimativa é de que vários gestores participem do evento para pedir celeridade ao Congresso Nacional na aprovação da pauta prioritária dos Municípios.

Outro assunto abordado pela representante da CNM foi a campanha da entidade denominada Julgue os royalties, Supremo. Gestores, vereadores, agentes municipais e a população foram convocados a participar da iniciativa encaminhando o abaixo-assinado para a sede da Confederação em Brasília. Na oportunidade, o prefeito anfitrião do evento, Valdir Heck, destacou que já encaminhou uma série de assinaturas. Somente o Município de Ijuí já deixou de receber R$ 9 milhões em razão do não julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a redistribuição dos recursos arrecadados com a exploração dos royalties de petróleo.

Além do prefeito de Ijuí, participaram do encontro os prefeitos de Ajuricaba, Ivan Chagas; de Augusto Pestana, Edison Arnt; de Coronel Barros, Eder Luis Both; de Chiapetta, Valmir Land, de Condor, Roberto Bergmann; de Crissiumal, Fernando Wegmann; de Humaitá, Everaldo Rolim; de Inhacorá, Adriano De Lima; de Jóia, Daniel Hinnah; de Panambi, Eduardo Buzzatti; de Pejuçara, Naldo Wiegert; de Santo Augusto; Marino Krewer; de São Martinho, Vladimir Vettorato; de São Valério do Sul, José Elias Pas; de Sede Nova, de Nova Ramada, Marcos Bandeira.

< Voltar

Envie a um amigo