Notícias

Projeto para restauração de ponte na ERS 020 obtém licença ambiental

20/03/2018 | Fonte: Jornal Correio do Povo | Acessos: 259

Após forte chuva, estrutura foi danificada em agosto de 2013 e tem limitações de tráfego

Aguardada desde 2013, o projeto para a obra de restauração da ponte da ERS 020, sobre o Rio dos Sinos, no município de Taquara, obteve licença ambiental. Agora, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) poderá dar início à licitação para o serviço. A licença emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) estabelece que o canteiro de obras e apoio operacional deve ser implantado somente na faixa de domínio do trecho na ERS 020. A licença ainda determina que a instalação do tanque de combustível para as máquinas obedeça normas técnicas.

O Daer deverá controlar e minimizar os impactos gerados pela obra sobre o solo, recursos hídricos e biodiversidade do local, além de monitorar as possíveis perturbações e desequilíbrios na fauna. A licença não autoriza a retirada de vegetação no trecho. A recuperação da ponte, situada no km 44 da ERS 020, consiste no reforço da estrutura e no aumento da capacidade de tráfego da travessia. O projeto prevê a execução de vigas e estacas de fundação adicionais, para dar mais estabilidade à construção. Após a reforma, a ponte terá o limite de peso ampliado para 45 toneladas.

Os recursos para a obra, orçada em R$ 1,27 milhão, são oriundos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico do Estado e o prazo de conclusão é de seis meses, a partir da emissão da ordem de início de serviço. Danificada em agosto de 2013, após fortes chuvas, a ponte sobre o Sinos tem limitações de tráfego, comportando caminhões com até 24 toneladas de peso, além de passagem em mão única, revezado por semáforos nas cabeceiras da estrutura.

< Voltar

Envie a um amigo